Aproveitar os bancos de madeira na decoração de uma casa ou apartamento tem se tornado uma tendência. Isso porque eles são peças versáteis, que podem ser utilizados em diferentes ambientes. Seja nas áreas externas ou em cômodos que você nunca imaginou, o fato é que esses itens podem ser considerados coringas na hora de decorar o seu lar.

Se você quer deixar a decoração de um ambiente muito mais bonita e aconchegante, perfeita para acomodar sua família e seus amigos, certamente essa é uma boa opção. E saiba que além de ser um item muito útil, decorar os ambientes com bancos é uma maneira de aproveitar aqueles espaços que você não sabe bem o que fazer.

Isso sem falar, é claro, de todas as funções que essa peça pode ter: item de decoração, mesinha de apoio, assentos de mesa, entre outros. Ficou curioso e quer saber mais? Então acompanhe o nosso post e conheça 6 dicas sobre como colocar os bancos de madeira na sua casa. Vamos lá!

1. Use bancos de madeira como assento em ambientes externos
Geralmente, utilizamos a área gourmet para pequenas comemorações ou eventos casuais, como um churrasco com a família, certo? Ter um espaço dessa área destinado para o assento de seus convidados é um bom investimento. E os bancos são opções que vão aumentar — e muito — o conforto do local.

Não tem erro: escolha um cantinho e acomode o móvel! E o mais legal é que, se você enjoar ou se precisar mudar a disposição do móvel por qualquer motivo que seja, isso pode ser feito de forma muito prática. Mas não se esqueça de deixá-lo sempre em um canto visível para as suas visitas, certo?

Com os bancos de madeira, todos poderão se reunir e aproveitar o momento juntos. Diferentemente do que aconteceria se houvesse uma pessoa mais idosa nesse meio e ela tivesse que ir para dentro de casa para se sentar, não é verdade?

2. Invista nas almofadas despojadas
Se você tem algum problema com o banco por ele ser maciço, não se preocupe! Utilizar as almofadas é uma boa sugestão para deixar o assento bem mais confortável e, claro, muito mais bonito.

Prefira almofadas acolchoadas, bem fofinhas e com estampas que harmonizem com a decoração do cômodo. Pode ser aquelas mais longas e inteiras ou as mais tradicionais, menores, que demarcam o lugar. Você pode prendê-las com fitas, tiras de tecido ou até mesmo cintos — que dão um ar bem mais despojado. Vale a criatividade!

Se o intuito for utilizar as almofadas só para decoração, é possível deixá-las soltas, já que elas não serão usadas como assentos. Você também pode deixá-las como apoio para as costas, igual em sofás, para dar um charme a mais

3. Transforme em mesinha de centro na sala de estar
Sabe aquela mesinha de centro da sala de estar usada como apoio para livros, revistas e plantas, por exemplo? Substitua por um banco de madeira, que é tão elegante quanto, e ainda é um móvel mais resistente e criativo.

Outro motivo para usá-lo dessa forma é que a decoração da casa fica mais rústica. Essa opção é ideal para quem quer transformar o ambiente de forma simples. Em alguns casos, pintar a peça é também uma boa dica para trazer um pouco de cor para o cômodo.

4. Faça de porta-acessórios no banheiro
Ter um espaço no banheiro para colocar toalhas, cremes e acessórios é fundamental, não é mesmo? Pois saiba que o banco de madeira é uma opção econômica e diferente para incluir nesse cômodo!

Coloque a peça em um canto e guarde os seus objetos. Você também pode utilizá-lo como apoio para trocar de roupa e passar loção hidratante, por exemplo. Útil, não é? Só tenha cuidado para o móvel não absorver umidade em excesso. Para evitar que isso aconteça, deixe a peça longe dos respingos da ducha ou da banheira.

5. Use como cadeiras na sala de jantar
Ideal para acomodar as suas visitas, o banco de madeira é uma sugestão muito prática, principalmente pelo fato de poder ser guardado debaixo da própria mesa de jantar. Com isso, você pode usar as cadeiras no dia a dia e quando chegar a sua família ou amigos, retirar o banco e aproveitar como assentos extras.

Nesse caso, para deixar mais moderno, a dica é colocar todas as cadeiras de um lado —uma boa sugestão é escolher as de metal ou de plástico colorido — e o banco do outro, preferencialmente próximo da parede. Se você quiser, pode utilizar apenas os banquinhos na mesa, deixando o cômodo mais clean e, ao mesmo tempo, economizando na compra de vários assentos.

Agora, se a ideia é ter uma sala de jantar com um ar mais sóbrio e elegante, deixe tudo da mesma cor, em tons de madeira ou mais escuros.

5. Coloque como banco de apoio nos pés da cama
Vale apostar no banco de madeira nos pés da cama para deixar o quarto muito mais bonito e, sem dúvidas, elegante. A ideia principal é que se utilize como apoio para acessórios diversos, principalmente os cobertores, os travesseiros, as toalhas e os lençóis.

Entretanto, pode ter muitas outras funções, como guardar sapatos, livros, material de trabalho e até a roupa que você vestirá no dia seguinte. Essa é uma maneira prática e funcional de decorar, acredite!

6. Aposte na madeira rústica para os ambientes internos
Você não precisa, necessariamente, escolher madeiras lisas e envernizadas para os bancos que serão colocados dentro de casa. Um ponto elementar é que o acabamento rústico traz mais sofisticação ao ambiente, além de ser uma opção mais econômica do que os móveis superacabados. Por isso, não tenha medo de investir nesse tipo de acabamento!

Mas é importante estar atento na escolha do produto! Busque peças com um alto padrão de qualidade e prefira aquelas em madeira maciça. Vale lembrar também que, para aqueles bancos que serão colocados na área externa, uma dica valiosa é envernizar e impermeabilizar, pois isso garante ainda mais a durabilidade da peça e faz com que o seu investimento valha muito mais a pena, certo?

Pronto! Agora que você já sabe como decorar a sua casa com bancos de madeira de uma forma elegante, comece a planejar qual será a utilização deles na sua casa.

Fonte: Blog Moveis Casa Verde